Saúde Sexual

Updated: Sep 18, 2019

A saúde sexual é definida como a habilidade de mulheres e homens para desfrutar e expressar sua sexualidade, de forma positiva, informada e segura, sem risco de doenças sexualmente transmissíveis, gestações não desejadas, coerção e violência.






As mulheres tem dificuldades em se abrir com amigas sobre sexo. É mais fácil resolver em casa do que se abrir. conversa na qual você pode compartilhar atualizações sobre negócios, tendências, notícias e muito mais.


Você conversa com as suas amigas sobre sexo?

A ideia de direitos sexuais implica, portanto, a aceitação dos diferentes tipos de expressão sexual, a autonomia para tomar decisões sobre o uso do próprio corpo e a igualdade de gênero.

Benefícios do Sexo

Os benefícios que uma atividade sexual pode trazer a você e a sua rotina, além do prazer, é muito importante e se a mulher tiver noção desses benefícios, seu ato sexual será mais prazeroso.

Alívio da Dor

Durante uma relação sexual prazerosa, principalmente durante o orgasmo, ocorre liberação de endorfina pelo cérebro, que é o analgésico mais potente que produzimos. A endorfina também é liberada quando se pratica atividade física, conferindo aquela sensação de bem estar.

Sono

Além da endorfina, outras substâncias são produzidas e liberadas favorecendo o relaxamento muscular de forma intensa.



Estresse

A atividade sexual diminui o nível de ansiedade e apaga a quase inevitável tensão do dia a dia, pois reduz a ação do hormônio do estresse, o cortisol. Quando isso acontece, os níveis de estresse tendem a diminuir pela estabilidade emocional.


Melhora a lubrificação

Um dos principais reflexos da menopausa é a falta de lubrificação na vagina que leva à secura nessa região e desconforto durante o ato sexual. Mulheres que mantêm relações sexuais frequentes, após a menopausa, tendem a não apresentar esse problema, pois o sexo evita a atrofia do órgão genital, decorrente da queda do estrogênio.

Portanto, vida sexual ativa promove melhora da lubrificação vaginal em qualquer fase da vida da mulher. (#saudesexual #relacaosexual #mulheresexo) #beneficiosexual.


Fortalece a musculatura pélvica

Ainda falando sobre saúde pélvica feminina, não somente a vagina é beneficiada, outra favorecida é a musculatura pélvica.

A relação sexual exige movimentação dos músculos da vagina, que recebem um alto fluxo sanguíneo e se contraem principalmente durante o orgasmo. Associar exercícios pélvicos específicos a uma prática sexual frequente aumenta o controle da mulher sobre a própria vagina, tonifica sua musculatura e previne o aparecimento de problemas como a incontinência urinária.


6) Coração – proteção cardiovascular

Meia hora de sexo queimam, em média, 85 calorias e estimula nosso coração assim como uma atividade física moderada. Durante a relação sexual há um aumento temporário do trabalho cardíaco e da pressão arterial, sendo assim um ótimo exercício para o corpo.


Pele e Cabelo 

Durante o ato sexual aumentam os níveis de estrogênio, testosterona e de outros hormônios ligados ao brilho e a textura da pele e dos cabelos. A pele ganha uma aparência mais viçosa e o brilho natural dela fica em destaque.


Autoestima

Você vai dormir melhor e, com um sono de qualidade, vai descarregar todo o estresse acumulado e se preparar para um novo dia com novas energias. O efeito residual da endorfina trará bem estar e disposição. O cortisol será produzido em menor quantidade o que ajudará a optar por melhores escolhas na hora de se alimentar, não sentindo aquela atração tão forte por açúcares e gorduras. Você se sentirá mais bonita/bonito e desejada/desejado.

Seja original, mostre seu estilo e conte sua história.

A saúde sexual é a habilidade de mulheres e homens para desfrutar e expressar sua sexualidade, sem riscos de doenças sexualmente transmissíveis, gestações não desejadas, coerção, violência e discriminação.


A saúde sexual possibilita experimentar uma vida sexual informada, agradável e segura, baseada na autoestima, que implica abordagem positiva da sexualidade humana e respeito mútuo nas relações sexuais. A saúde sexual valoriza a vida, as relações pessoais e a expressão da identidade própria da pessoa. Ela é enriquecedora, inclui o prazer e estimula a determinação pessoal, a comunicação e as relações. (Alves Corrêa e Januzzi Hera, 1999).


O Poder do Sexo


Atividade sexual, sem dúvida, traz felicidade e qualidade de vida e impulsiona sua autoestima lá para cima. Após ler tantos benefícios, cabe enfatizar que tudo isso ocorre em uma relação sexual satisfatória, ou seja, prazerosa.

3 views